Buscar
  • Fixe Tour

Évora: uma cidade medieval em pleno século XXI.



Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1986, a cidade Alentejana de Évora reúne castelos medievais, monumentos incríveis, paisagens belíssimas, gastronomia deliciosa, bons vinhos e muita história para contar.

O contraste entre os monumentos históricos e as casinhas simples de suas ruas tornam um simples passeio em um super tour pela cidade.

Antiga residência de Reis Portugueses, a cidade já inspirou a criação de cidades como Salvador, na Bahia. A hospitalidade do povo da cidade faz com que seja merecida uma estadia mínima de 2 dias, para aproveitar o que há de melhor no local.

A cidade, que já foi domínio dos visigóticos e árabes, era cercada por uma muralha de 1080 metros de extensão. Após o fim desse domínio, foi integrada à coroa Portuguesa e teve início a sua expansão, transformando-se em um centro estratégico e político de extrema importância para Portugal.

A cidade está dividida em duas partes: o centro histórico - localizado dentro da grande muralha, onde se concentram a maior parte dos atrativos turísticos - e a parte moderna da cidade, localizada fora da muralha. Em poucas horas é possível explorar o centro histórico, mesmo a cidade sendo grande em relação a outras cidades medievais.

Lá você encontrará o Templo Romano - construído no séc. I (d.C) em homenagem ao imperador Augusto, um dos símbolos da ocupação Romana em Évora - que tem um belíssimo jardim à sua frente, com um miradouro que revela uma vista incrível da cidade.

Há também o Palácio Cadaval, residência de monarcas portugueses como D. João II, D. João IV e D. João V, e a Igreja de Lóios logo ao lado. Ambos podem ser visitados, e o horário e ingressos para visitas devem ser consultados.

A Catedral de Évora, uma das maiores catedrais medievais de Portugal, também conhecida como Basílica Sé de Nossa Senhora de Assunção, também é um ponto que vale a pena ser visitado.

Sua construção é toda em granito, com estilo que vai do romântico para o gótico e esculturas de um dos maiores mestres da arte gótica portuguesa, Mestre Pêro. A vista do alto do terraço da catedral é simplesmente magnífica!


A Capela dos Ossos é um lugar cheio de misticismo, com suas paredes revestidas de crânios e ossos humanos, com a ideia de suscitar a reflexão sobre a transitoriedade da vida humana.

Além desses locais também temos a Igreja de São Francisco, Igreja de São Brás, Praça do Giraldo, Igreja da Graça, Colégio Espírito Santo, o Palácio de D. Manuel, o Jardim Público de Évora e mais alguns locais que guardam a história da cidade.

Para quem curte museus, a cidade possui mais de uma dezena deles! Além de vinícolas onde se pode apreciar os mais deliciosos vinhos.

A cidade fica a aproximadamente 130K de Lisboa e se pode chegar de carro ou transporte público.

Se interessou? Então fala com a gente e vamos planejar a sua viagem histórica!

0 visualização0 comentário