
Fixe Tour
4 ótimos motivos para conhecer a Serra Estrela

Considerado o melhor destino de neve de Portugal, a Serra da Estrela oferece um cenário exuberante, trilhas cheias de aventuras e o melhor queijo do país. Essas são apenas algumas opções para ver e provar neste destino incrível.
Vamos conferir 4 motivos para conhecer a Serra de Estrela em Portugal:
1. A neve e a beleza exuberante da Serra da Estrela

O frio passa por Portugal, geralmente, entre os meses de Novembro e Abril, que é o período onde os turistas embelezam seus olhos com os tão aguardados flocos de neve caindo sobre a cidade.
Quanto mais alto, mais frio e quanto mais frio, mais neve. As belas montanhas da Serra da Estrela concentram as maiores altitudes da parte continental de Portugal. Aliás, o ponto mais alto, chamado de Torre, está a 1.993 metros, atrás apenas da Montanha do Pico, de 2.351 metros, na ilha do Pico, localizada no arquipélago dos Açores.
Covilhã, o centro urbano mais importante do local; Gouveia, uma das mais bonitas cidades serranas do centro e Guarda, com uma presença humana desde tempos imemoriais, povoada pelos mais remotos povos; são os pontos da Serra da Estrela onde a neve dá um grandioso espetáculo.
2. A maior cadeia de montanhas de Portugal

Para quem gosta de aventura, a Serra da Estrela também é uma opção interessante, já que as vistas panorâmicas são tirar o fôlego de qualquer um. Com um verdadeiro espetáculo da natureza, são quase 400 quilômetros de trilhas para explorar, rodeados pelos mais importantes rios portugueses – como o Mondego e o Zêzere.
Para quem prefere fazer a aventura sozinho, nos percursos há marcações em cores amarela e vermelha, além de setas que mostram o sentido da trilha, permitindo que o passeio seja de forma autoguiada.
Você pode ir a pé ou de bicicleta, como preferir. O essencial é estar preparado para se conectar com as infinitas belezas naturais da região e se aproximar de recantos escondidos que a cidade proporciona.
3. O melhor queijo é de Serra da Estrela
O Queijo de Serra da Estrela é feito com leite de ovelha e é o mais antigo dos queijos portugueses. Além disso, lidera a lista dos mais afamados de todo o mundo. Há menções de que o alimento esteve presente nas mesas reais e foi mesmo evocado por Gil Vicente no século XVI, poeta e dramaturgo muito conhecido na época.
Para que o queijo atinja a qualidade desejada, é feito da mesma ordenha, de acordo com técnicas que os ancestrais legaram aos lusitanos responsáveis pela produção. O pasto dos animais é escolhido detalhadamente, pois eles consideram que algumas ervas dão mau gosto ao leite.
O melhor queijo do mundo é feito de leite de ovelha - que pastam livres e nunca tiveram contato com ração. E aqui vai uma dica: o jeito mais fácil de saborear o queijo Serra da Estrela é cortando a parte de cima, uma casca mais durinha, como se estivesse abrindo uma lata. Você terá o queijo molinho para saborear.
4. Um local cheio de agradáveis surpresas
São muitos os cantos para desbravar na Serra da Estrela, citamos apenas alguns deles aqui. Porém, a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, com um enquadramento paisagístico extraordinário sob a montanha, é passagem obrigatória.
Além dela, catedrais chamam atenção durante os passeios pela cidade. A comida bem feita também atrai turistas de todos os lugares do mundo e os hotéis de luxo deixam qualquer um apaixonado. Quer saber mais sobre a Serra da Estrela e suas belezas inesquecíveis? Fale com a Fixe e vamos ajudar você a montar um roteiro perfeito!
Reserve a sua hospedagem na Serra da Estrela clicando aqui.
Dúvidas? Fale com a gente!