Buscar
  • Fixe Tour

AROUCA GEOPARK: A MAIOR PONTE SUSPENSA DE PEDESTRES DO PLANETA



Você teria coragem de cruzar uma ponte de 516 metros a 175 metros de altura? Essa é a aventura que você encara quando visita a 516 Arouca, a maior ponte suspensa de pedestres do planeta.


Localizada no Arouca Geopark, a cerca de 330km de Lisboa, a ponte foi inaugurada recentemente, mesmo já tendo ficado pronta em 2020.


O Geopark é patrimônio geológico de importância excepcional, tendo sido reconhecido pela UNESCO em 2009. Com 328km² o local é um verdadeiro sítio arqueológico a céu aberto, sendo cortado por diversos rios e cercado pelas Serras da Freita, Montemuro e Arada.



Lá é possível praticar atividades de aventura como canyoning, canoagem, kayaking e escalada. O Rio Paiva possui alguns dos melhores lugares do país para a prática do rafting e kayak-rafting.

Lá também estão localizados 41 geossítios, sítios de interesse geológico, que tem caráter didático, científico e turístico.


Para chegar até a ponte é preciso encarar uma escadaria de 500 degraus, já começando por aí a sua aventura! Lá de cima é possível ter uma visão incrível do parque e para realizar a travessia é preciso estar em grupo e acompanhado por um guia.


516 AROUCA



A ponte foi construída de forma a oferecer uma visão 360º (inclusive de baixo) e com uma estrutura que mitiga os efeitos do vento e do clima. Foram 2 anos de obras e um grande investimento para finalizar a construção e ela se tornou a maior ponte do mundo por um acaso. Devido o relevo de cada uma de suas pontas, foi necessário esticar a ponte, o que a tornou maior do que no projeto original. Uma dificuldade que se transformou em um benefício, a colocando no topo dos destinos para turismo de aventura.


Mas o Geopark tem muitas outras atrações como exposição de fósseis, museus e miradouros. Definitivamente um local que merece ser visitado.


Vai encarar? Então fala com a gente e vamos juntos planejar a sua aventura!


2 visualizações0 comentário