Buscar
  • Fixe Tour

Santiago de Compostela: fé e paisagens inesquecíveis


Fé, esperança e magia envolvem Santiago de Compostela, na Espanha. O local virou centro de peregrinação após um camponês alegar ter encontrado a sepultura do apóstolo Tiago, no século IX. O santo morreu decapitado por Herodes em Jerusalém, segundo a Igreja Católica.


Verdade ou não, é impossível negar que o caminho de Santiago, independente do percurso escolhido, é muito especial. Há algumas opções de trajetos e, claro, diversos níveis de dificuldade e tempo de deslocamento.


Em comum, todas as rotas têm o ponto final: a beleza estonteante e cheia de significado de Santiago de Compostela.


O caminho mais tradicional

Cada Caminho é único, mas o mais tradicional começa em Saint-Jean-Pied-de-Port, no sul da França, e vai até Santiago de Compostela.


Os mais de 800km revelam castelos, histórias de cavaleiros templários, igrejas encantadoras, pastos, rios e muita fé.


No entanto, claro, você pode escolher por onde ir. Caminhos como o Português, o Primitivo, o Inglês, o Aragonês e o do Norte também são interessantes.


Prepare-se com musculação e respiração

Muitas pessoas perguntam como se preparar para essa peregrinação, mas não há uma receita mágica para isso.


Quem já passou pela experiência garante que musculação é a melhor atividade para fortalecer as pernas e as costas, visto que você vai encarar centenas de quilômetros com a mochila nas costas.


Albergues com descontos para peregrinos

O caminho é muito bem sinalizado e há diversos albergues para passar a noite. No entanto, a recomendação é que você reserve o quanto antes a estadia.


A alimentação também é variada e não falta local para reabastecer as energias (e calorias). Para gastar menos, veja bem, você tem a opção de fazer sua própria comida.


Carregue pouca bagagem

Tópico muito importante: não exagere no peso da mochila, que deve ser de, no máximo, 50 litros. O melhor cálculo é: o total de bagagem não deve ultrapassar 10% do peso do seu corpo.


E, claro, jamais escolha um tênis novo para fazer a aventura. O ideal é sempre “amaciar” os sapatos antes de embarcar para a peregrinação.


Por fim, a Compostela

Algo que você precisa saber: a Compostela é o documento que certifica que o caminho foi feito. Na verdade, se trata de um pergaminho, em latim, emitido pelo Escritório do Peregrino de Santiago.


Para receber o “certificado” é preciso apresentar a credencial de peregrino, ter concluído os 100 últimos quilômetros a pé ou a cavalo, ou os últimos 200 km de bicicleta. Além disso, a pessoa deve assegurar que fez a peregrinação por motivos religiosos.


Porém, há um documento diferente: o certificado de visita à cidade de Compostela e é entregue para quem faz o caminho por outras razões.


Dúvidas? Fale com a gente!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo