Buscar
  • Fixe Tour

SINTRA: CASTELOS E PALÁCIOS COLORIDOS EM RUAS MEDIEVAIS


Pense em uma vila portuguesa no distrito e área metropolitana de Lisboa, cheia de castelos e palácios coloridos em ruas medievais, agora junte isso a um povo simpático e receptivo com toda a gente. Assim é Sintra, um destino encantador e bem pertinho da capital.


Quem conhece Sintra sabe que há um frescor característico da região serrana, cheio de lojas e restaurantes. O ideal é visitar a cidade de carro ou de trem e escolher um dia de calor mais ameno para o passeio.


No entanto, não esqueça o agasalho, independente da estação do ano. E prepare-se para passeios inesquecíveis pelo Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros e o Centro Histórico de Sintra.


Conheceremos um pouquinho de cada um deles ao longo deste artigo.


Palácio Nacional de Sintra: arquitetura medieval


Esse foi verdadeiramente um Palácio Real e atualmente é propriedade do Estado Português. Com implantação urbana, é uma construção do século XV, mas com características que misturam o gótico, o renascentista e o romântico.


Prepare-se para conhecer muito da história nesse lugar utilizado, sobretudo durante a Idade Média, para apoio nos períodos de caça. Você estará pisando no chão que serviu de refúgio por ocasião de surtos de peste na capital ou durante os meses de verão, devido ao clima mais ameno da vila.


Castelo dos Mouros: cumes da Serra de Sintra



Contornando dois cumes da Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros levará você aos primórdios da ocupação peninsular pelos mouros, no século VIII. Se você gosta de uma vista que encanta os olhos, certamente o alto das suas muralhas irá impressioná-lo.


A torre mais alta do castelo é chamada de Torre Real e está acima de uma escadaria com nada mais, nada menos do que 500 degraus. Há quem afirme que o escritor Bernardim Ribeiro foi o ilustre morador do local durante o período cristão.


Centro histórico de Sintra: doces portugueses e News Museum


Uma das paradas obrigatórias no centro de Sintra é a pastelaria Piriquita. Os deliciosos “Travesseiros”, doces feitos com massa folheada e recheados com doce de ovos são atrações na vila.



Após saborear essas delícias e tantas outras, você deve fazer uma visita a um dos mais novos museus de Sintra: o News Museum, inaugurado em 2016. O espaço proporciona uma exposição interativa que apresenta a evolução do jornalismo e a cobertura mediática de episódios da história recente, falando de temas como feminismo na mídia, por exemplo.


Aproveite essa vila eleita pela Unesco como patrimônio mundial. Prepare os olhos para castelos incríveis, museus impressionantes e muitas histórias para ouvir pelas ruas medievais de Sintra.


0 visualização0 comentário