Buscar
  • Fixe Tour

Vinho e Tradição: abertura das talhas


O Vinho de Talha, tradicionalmente português, remonta do tempos dos romanos, de quando inseriram a vinificação na península ibérica. A tradição segue, especialmente nas regiões do Tejo, onde acontece anualmente a abertura das talhas.


Feito em ânforas de barro e com processo de fermentação natural, a bebida possui um sabor de fruta mais vivo e um leve toque de minerais. As uvas são pisadas e colocadas no recipiente e, durante a fermentação, as películas das uvas sobem para a superfície formando uma “tampa” e são mexidas com rodos de madeira para que se misturem ao líquido e levem mais cor e sabor ao vinho.


Realizada tradicionalmente no dia de São Martinho, 11 de Novembro, a abertura das talhas é o momento de provar a bebida que ficou durante algum tempo fermentando e decantando. A bebida é retirada diretamente do recipiente, com uma torneira. O vinho atravessa o filtro natural formado pela polpa das uvas e sai límpido, direto para o consumo.

A festa ocorre na região do Alentejo e marca a celebração da tradição milenar de produção de vinho. Para quem aprecia uma boa taça, é uma excelente opção de programação no período, para saborear a bebida de produção única e sabor inigualável.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo